A única cidade do Brasil que tem um disco voador no meio da praça é Varginha, no sul de Minas. Há quem diga e dê fé que no dia 20 de janeiro de 1996 lá apareceu um ET. Mas aqui na Bahia, mais especificamente em Morro do Chapéu, disco voador é coisa mais velha, vem de 1991, agora também na praça.

Ufólogo de carteirinha, daqueles capazes de convencer até os mais incrédulos, Alonso Régis construiu no sítio dele, nos arredores da cidade, um disco voador de concreto. Bombou. Agora, aos 82 anos, cansado de tanto ter que atender visitantes, ele chamou a prefeita Juliana Araújo (PL) e ofertou o disco.

O disco é pesadinho, 40 toneladas de concreto por 8,7 metros de diâmetro. Juliana topou. Chamou o pai, o ex-deputado José Carlos Araújo, que tem experiência em transporte de cargas pesadas, este por sua vez chamou o engenheiro José Jesus Afonso de Pedro Escarbono. O transporte foi feito no fim de semana.

Atração —Diz Zé Carlos que o disco é uma beleza:

– Já entrei nele. A gente fica em pé dentro tranquilamente. Juliana vai reformar ele todinho. Com certeza vai se consolidar como uma atração turística.

E, cá para nós, José Carlos acredita em ETs? Ele dá uma risadinha e diz que nem tanto. Mas com certeza absoluta acredita que o assunto desperta o interesse de muita gente.

Na Chapada como um todo, ressalte-se, muitos hotéis e pousadas usam a possibilidade de avistar os ETs como propaganda. Só falta a prova.

Pai sobrevive, mas o filho…

Alaécio Emídio dos Santos, o Laio, 49 anos, dono de um supermercado no Guaibim, em Valença, já vacinado com as duas doses, pegou  Covid. Chegou a ficar três dias na UTI, não precisou ser intubado.

Já o filho dele, Aubrey Emídio dos Santos, de 29 anos, ou 20 anos mais novo, não resistiu. Foi sepultado sábado em clima de muita emoção.

O consenso: o pai se salvou porque tomou a vacina. Já ele, que estava na fila de espera, perdeu a vida.

Ricardo Maia e a conta da luz

Ricardo Maia (PSD), que governou Ribeira do Pombal até o ano passado, elegeu o filho, Ricardo Maia Filho (PSD), prefeito de Tucano, e o amigo Marquinhos de Itapicuru se diz candidato a deputado federal, mas deixou munição para os adversários.

Semana passada a Coelba cortou a luz da prefeitura (iluminação inclusa) por conta de uma dívida de R$ 21 milhões. A prefeitura diz que briga na Justiça contra a Coelba, mas o estrago está feito.

‘Padim Ciro’ em campo

Ciro Gomes, o presidenciável do PDT, começou a divulgar os vídeos que ele gravou mês passado quando fez um périplo pelo sertão baiano, quando passou por Monte Santo, Canudos e Euclides da Cunha. Gustavo Falcon, jornalista, escritor e consultor em campanhas eleitorais, viu, analisou e brincou:

– No sertão da Bahia, em plena caatinga monte-santista, o candidato que não sai de 6% é o Padim Ciro, ou seja, o Cícero Gomes do Ceará.

10 de julho, a data-limite da avaliação, segundo Rui

Todos os números negativos da pandemia dão sinais de queda. Veja um indicativo: no domingo da semana passada, quando menos se notifica, o número de óbitos foi de 30. No último, 21. Também na segunda, quando os registros retomam o fluxo normal, a coisa mudou para menos ruim: o número de óbitos caiu de 78 para 53 ontem. Óbvio que ainda é uma situação que requer muitos cuidados, mas são bons sinais. Ontem, Rui Costa disse que 10 de julho é a data em que pretende avaliar a volta às aulas no estado. 

Por que 10 de julho? Simples. É quando bate o efeito São João. O secretário Fábio Vilas-Boas diz que se espera ‘uma alta inevitável, torcemos que seja pequena’. Mas não se ofenderia se errar.

REGISTROS

Sou Ciência

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico será marcada amanhã (18h, no YouTube) com o lançamento do grupo Sou Ciência. A pretensão, segundo Soraya Smaili, é conectar mais as universidades com a sociedade, ‘contra o negacionismo e o obscurantismo’ da era Bolsonaro.

Em dose dupla

Chamada para desarticular uma aglomeração que estava acontecendo no povoado de Capim do Bino, a PM foi. E lá os próprios policiais  ficaram surpresos. A tal aglomeração era um torneio de briga de galo, outra prática proibida; 98 galos foram apreendidos.

Mandetta

O DEM de ACM Neto avalia em setembro se lança ou não Henrique Mandetta candidato a presidente. Na Bahia, a chance dele oscila entre zero e nenhuma. Dizem que quando ele era ministro da Saúde de Bolsonaro queria que todos apoiassem o presidente. Caiu, quer que todos fiquem contra.

Mil sorrisos

Os organizadores do Réveillon Mil Sorrisos, em Barra Grande, na Península de Maraú, estão apostando que até o fim do ano estará tudo bem. Além de Bell Marques, já confirmaram Wesley Safadão, Thiaguinho e a dupla Jorge e Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.