Minha História

Nome Civil: JOSÉ CARLOS LEÃO DE ARAÚJO
Nascimento: 21/12/1944
Naturalidade: Salvador, BA
Profissões: Radialista, Administrador e político

Ingresso na política

“A política está no sangue”, diz ele. Afinal, José Carlos Araújo começou a trabalhar na Assembleia Legislativa da Bahia, na função de office boy, aos 13 anos de idade. Incentivado por seus pais do coração, Yzette Minahim e o médico Menandro Minahim, foi adquirindo gosto pela política. Menandro Minahim foi Prefeito de Jaguaquara, Deputado Estadual, Deputado federal e Vice-Governador da Bahia no primeiro governo de ACM e conselheiro do Tribunal de Contas do Município onde também foi seu presidente.

Cargos públicos

José Carlos Araújo ocupou vários cargos públicos. Antes de se tornar Deputado, foi diretor do Centro Industrial de Aratu e da Telebahia. Durante a sua gestão na Telebahia, nos anos de 1987/1988, se destacou através de projetos de telefonia, levando e ampliando esses serviços para mais de 300 pontos por ano em municípios de todo Estado. O trabalho de José Carlos Araújo chamou  atenção do então o ministro da comunicação, Antônio Carlos Magalhães, sendo convidado por ele para ingressar no Partido da Frente Liberal (PFL). José Carlos Araújo considera até hoje, ACM, o seu mentor político. 

As eleições para a Assembleia Legislativa da Bahia

José Carlos Araújo foi deputado estadual por três mandatos, entre 1991 e 2002. Em 1990, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo o décimo deputado mais bem votado na Bahia. Foi reeleito em 1994, já como o sexto Deputado mais bem votado. Em 1998, novamente reeleito, sendo o quarto deputado mais votado. Participou de diversas comissões. Entre 1997 e 1998, por exemplo, foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, propôs novas leis, e participou de diversas CPIs, também foi membro da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia por duas vezes em 1992/1993 a 1995/1996, como 1º Secretário. Participou da CPI para apurar vendas de terras ilegais em Porto Seguro. Seus mandatos, tanto na ALBA como posteriormente na Câmara dos Deputados, tiveram como um dos focos a Defesa do Consumidor.  

Os mandatos como Deputado Federal

Em 2002, foi eleito para seu primeiro mandato como Deputado Federal. obteve 4 mandatos: 2003-2007/ 2007-2011/ 2011-2015 e 2015-2019. Participou de diversas comissões permanentes e especiais, entre os anos de 2015 e 2019 foi integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, sendo o presidente no período de março/2013 a fevereiro/2014 e vice-presidente de março/2014 a janeiro de 2015.

Nova Lei do Inquilinato

Esta foi uma Lei de grande alcance e suma importância que valia para todos os envolvidos, (inquilinos e locatários) e que movimentou sem dúvida a Câmara dos Deputados. José Carlos Araújo foi autor do projeto de lei (PL 71/07), que resultou a  Lei do Inquilinato (12.112/09). O marco legal fomenta o mercado de aluguel de imóveis, na medida em que protege o proprietário e o inquilino adimplentes e penaliza o inquilino mau pagador.   

O trabalho no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara dos Deputados

Ele foi presidente deste colegiado por três vezes, e por duas vezes vice-presidente. Durante suas gestões foram feitas mudanças do Regimento Interno do Conselho. Uma delas estabelece que o membro do Conselho de Ética só poderia ser retirado se renunciasse ou fosse a óbito. Com às mudanças no regimento interno, Eduardo Cunha, não conseguiu retirá-lo do cargo e arcou com consequências dos seus atos de improbidade realizados durante a sua trajetória política.

 A cassação de Eduardo Cunha

“Foi o Julgamento mais longo que aconteceu no Conselho de Ética, durou nove meses. Sofri todos os tipo de perseguições do Eduardo Cunha, mas mantive o foco. Foram muitas ilegalidades e desmandos realizados por ele. E os registros históricos demonstram que eu estava agindo de forma correta”, afirmou José Carlos Araújo. Na presidência do Conselho de Ética, foi ele o responsável por comandar o processo contra o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O Wikipedia define assim o caso: “o processo de cassação de Eduardo Cunha, consistiu em uma investigação contra o deputado federal peemedebista, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar que resultou na cassação do mandato do deputado por 450 votos favoráveis e 10 contrários”.  A cassação ocorreu no dia 12 de setembro de 2016.

Em 19/10/2016, Eduardo Cunha foi preso.

Emenda parlamentar viabiliza água potável para dezenas de localidades em toda Bahia

José Carlos Araújo, como líder da bancada da Bahia na Câmara dos Deputados, foi o responsável por uma emenda de grande importância para a Bahia, que teve como finalidade a conclusão de uma adutora, em 2018, levando 97 km de água do Rio São Francisco a Campo Alegre de Lurdes, no norte do estado. Foram destinados R$ 17 milhões em emenda parlamentar para concluir os trabalhos da adutora e fazer a ligação das bombas. Além da sede de Campo Alegre de Lourdes, outras 57 localidades da zona rural do Norte da Bahia têm água tratada, retirada do Rio São Francisco, própria para o consumo humano.

Município Bonito

José Carlos Araújo teve um papel fundamental para a emancipação do município Bonito. Viabilizou a realização de grandes obras no município, tais como: escolas, hospitais, quadras poliesportivas e calçamentos. Em 2018, por exemplo, ele conseguiu junto ao Governo da Bahia a cobertura e reforma do mercado local. Costuma-se dizer que em Bonito tudo tem a mão do Deputado José Carlos Araújo.

Uma História de Amor com Morro do Chapéu

José Carlos Araújo se encantou pela cidade de Morro do Chapéu e está há quase 40 anos promovendo importantes serviços sociais no município, que ele diz que o adotou. Seu trabalho fomentou a agricultura na região, hoje pujante. Através de emendas parlamentares, José Carlos Araújo viabilizou tratores, energia elétrica para os moradores da zona rural, poços artesianos, aguadas, escolas, ginásios esportivos, calçamentos e estradas vicinais. Como em 2018, por exemplo, quando entregou um trator para a Associação Comunitária do Espinheiro.

A população reconheceu o trabalho de José Carlos Araújo, e isso foi de fundamental importância para a eleição de Juliana Araújo, filha do parlamentar, como prefeita da cidade, eleita com uma grande vitória na eleição de novembro/2020.

Presidente do PL

Na condição de presidente do PL-Bahia, entre 2006 e 2009, José Carlos Araújo, trabalhou pela expansão do partido. A legenda conseguiu eleger no ano de 2006, seis deputados federais e cinco deputados estaduais.

Saiu do PL no ano de 2009, teve uma passagem pelo PDT (2009 a 2011), quando se reelegeu Deputado Federal. Saiu do PDT para fundar o PSD em 2011, juntamente com o senador Otto Alencar. E saiu do PSD em 2016.

Em 04 de março de 2016, atendendo um pedido do Presidente Nacional do PR, José Carlos Araújo volta ao Partido para reestruturar e expandir a legenda na Bahia. Nas eleições municipais de 2016 o Partido volta a crescer na Bahia elegendo 22 prefeitos, 31 vice-prefeitos e 271 vereadores, contando ainda hoje com quatro deputados federais e um deputado estadual.

O PL foi de fundamental importância para a eleição do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, em 2020, contando hoje com 02 vereadores na Câmara Municipal e 01 secretaria na administração da Cidade de Salvador.